A história da conquista da primeira Copa do Mundo de futebol pelo Brasil, contada por seus protagonistas, com imagens da época e depoimentos concedidos por jogadores estrangeiros que enfrentaram nossa seleção, além de entrevistas de jornalistas e dirigentes.
São Paulo, Rio de Janeiro. As greves dos metalúrgicos no ABC paulista e o 1º de Maio no Rio. Prêmio melhor filme Festival de Cinema de Niterói em 1982, categoria 16mm.
16mm. Rio de Janeiro. No centro da cidade, em meio à chuva de papel, anônimos falam de suas esperanças para o ano seguinte, no último dia do ano, 1979.
Documentário sobre as quebradeiras de coco babaçu no estado do Maranhão, nordeste brasileiro. A luta das mulheres contra os latifundiários que as expulsaram das florestas de babaçu e a organização política e cooperativa que lhes devolveu o acesso aos babaçuais.
Exercício de teatro do grupo Nós do Morro. Rio de Janeiro.
A história dos negros no Brasil: da violência da escravidão às políticas de inclusão social.
As profundas influências da cultura negra nos mais variados aspectos da vida brasileira.
Inventário político-amoroso dos anos 1978-1980, período marcante da História recente do Brasil, quando irromperam no cenário nacional uma série de manifestações: as greves operárias do ABC paulista, a campanha pela anistia aos presos políticos, a refundação da UNE. Fatos que mudaram radicalmente o país e marcaram o início da democratização do Brasil; Rio de Janeiro, em produção.
Espetáculo da coreógrafa Carmen Luz para a Cia. Étnica de Dança e Teatro com jovens bailarinos da comunidade do morro do Andaraí, Rio de Janeiro. O espetáculo é uma visão poética e crítica das populações negras marginalizadas nas grandes metrópoles do Brasil. O filme é uma adaptação cinematográfica da obra cênica.
Documentário sobre a marcha de 1100 homens, mulheres e crianças sem terra, do Rio de Janeiro a Brasília em protesto pelas mortes no campo e pela falta de ação dos governos brasileiros em promover a reforma agrária no país.
Documentário sobre a história da colonização do estado do Ceará, no nordeste brasileiro. Estado pobre e desértico, foi ocupado graças à ação de comerciantes que mascateavam produtos primários e industrializados pelo interior do estado e que criaram cidades onde a vida parecia impossível de acontecer.
A série é um trabalho de recuperação historiográfica do papel que desempenhou o Quilombo dos Palmares durante o período colonial brasileiro. Instalado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, o quilombo foi, entre aqueles que surgiram no início do século XVI, o mais combatido (cerca de 45 expedições punitivas para desalojá-lo). Também aquele que mais durou, cerca de 100 anos, tornando-se grave questão de estado para o império português. Palmares tem importância simbólica para a comunidade afrobrasileira, que o tem como referência permanente de sua luta contra o racismo e a desigualdade social.
Na II Assembléia dos Lutadores e das Lutadoras do Povo Brasileiro, representantes de todo o país discutem os rumos do movimento social no governo Lula.
Documentário sobre o processo de escravidão de homens e mulheres miseráveis na Amazônia brasileira. A devastação das florestas no sul do estado do Pará, as condições subumanas a que são submetidos os trabalhadores e o trabalho voluntário e heróico dos inspetores do Ministério do Trabalho, que lutam para acabar com essa vergonha nacional.
Filme em três episódios. Uma visão tragicômica das imensas possibilidades e impossibilidades desse nosso país. Três enfoques onde os tempos se misturam na busca da compreensão de nossa singular nacionalidade e da construção de um mesmo Brasil.
Projeto de série sobre a campanha da abolição da escravidão no século XIX, naquela que foi a primeira mobilização cívica de massa na história do Brasil. Projeto em fase de pesquisa.
Pela primeira vez foram colocadas em DVD as sonatas e cantatas de Johan Sebastian Bach.
16mm. O trabalho do sonoplasta Geraldo José na sonorização de alguns dos principais filmes do Cinema Novo, com destaque para a trilha de Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos.
A saga dos libaneses que emigraram para o Brasil desde a segunda metade do século XIX e aqui construíram vida nova e adotaram definitivamente a nova terra como sua pátria. Hoje formam o maior país libanês fora do Líbano.
A arte do futebol resumida em um único jogador: Valdir Pereira, Didi.O Príncipe Etíope de Rancho, nas palavras de Nelson Rodrigues ou O Senhor Futebol, nas palavras dos jornalistas esportivos da Copa de 1958, quando foi escolhido o melhor jogador do mundo.
16mm. Londres. Estudantes conversam sobre o desaparecimento de um amigo. Prêmio melhor filme entre estudantes de cinema, 1977.
Longa metragem sobre o cantor lírico cearense Paulo Abel, uma das vozes mais raras do século XX e criador da ópera, jamais encenada, de mesmo título do filme.
Registro do maior Free Festival Musical brasileiro. Presença dos maiores cellistas e violinista de todo o mundo. A integração do festival com as comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro e os efeitos sociais da música para crianças e jovens carentes.
Oito casais que completaram mais de 50 anos de matrimônio. Como é percorrer a vida com um/a único/a companheiro/a. Filme editado, mas ainda não finalizado, em captação de recursos.
Apesar das grandes contribuições para a história republicana do Brasil, hímens e mulheres negras que tiveram suas vidas e trajetórias silenciadas ou esquecidas: o marinheiro João Candido, o médico Juliano Moreira, o deputado Monteiro Lopes, o artista Eduardo das Neves, o maestro Paulo Silva, a jornalista Maria de Lourdes Vale, e as educadoras Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira.
Na Amazônia, em 1973, o sertanista Renato dos Santos enfrenta inúmeros perigos para proteger os wamoakrins, povo indígena ameaçado pela construção de uma estrada através de seu território.
Rio de Janeiro. A greve de fome dos presos políticos do presídio da Frei Caneca. Prêmio melhor filme Festival de Cinema de Niterói em 1982, categoria 35mm.