Filmes José Carlos Asbeg

1958 O Ano em que o mundo descobriu o Brasil

Direção José Carlos Asbeg

A história da conquista da primeira Copa do Mundo de futebol pelo Brasil, contada por seus protagonistas, com imagens da época e depoimentos concedidos por jogadores estrangeiros que enfrentaram nossa seleção, além de entrevistas de jornalistas e dirigentes.

2008 longa série palmares

3x Brasil

Direção de Luiz Rosemberg Filho, Alexandre Dacosta e José Carlos Asbeg

Filme em três episódios. Uma visão tragicômica das imensas possibilidades e impossibilidades desse nosso país. Três enfoques onde os tempos se misturam na busca da compreensão de nossa singular nacionalidade e da construção de um mesmo Brasil.

projeto longa palmares

ABC, Brasil

Direção Sérgio Péo, Luiz Arnaldo Campos e José Carlos Asbeg

São Paulo, Rio de Janeiro. As greves dos metalúrgicos no ABC paulista e o 1º de Maio no Rio. Prêmio melhor filme Festival de Cinema de Niterói em 1982, categoria 16mm.

1979 curta palmares

Os Abolicionistas

Direção Luiz Arnaldo Campos e José Carlos Asbeg

Projeto de série sobre a campanha da abolição da escravidão no século XIX, naquela que foi a primeira mobilização cívica de massa na história do Brasil. Projeto em fase de pesquisa.

projeto série palmares

Alegria de Papel

Direção José Carlos Asbeg

16mm. Rio de Janeiro. No centro da cidade, em meio à chuva de papel, anônimos falam de suas esperanças para o ano seguinte, no último dia do ano, 1979.

1979 curta palmares

Antes Que O Céu Desabe

Roteiro e direção Luiz Arnaldo Campos Gustavo Cascon José Carlos Asbeg

Na Amazônia, em 1973, o sertanista Renato dos Santos enfrenta inúmeros perigos para proteger os wamoakrins, povo indígena ameaçado pela construção de uma estrada através de seu território.

2020 projeto série palmares

Babaçu Livre

Direção José Carlos Asbeg

Documentário sobre as quebradeiras de coco babaçu no estado do Maranhão, nordeste brasileiro. A luta das mulheres contra os latifundiários que as expulsaram das florestas de babaçu e a organização política e cooperativa que lhes devolveu o acesso aos babaçuais.

2002 curta palmares

Bach In Tiradentes

Direção José Carlos Asbeg

Pela primeira vez foram colocadas em DVD as sonatas e cantatas de Johan Sebastian Bach.

2006 média palmares

A Cadeira do Constantin

Direção José Carlos Asbeg

Exercício de teatro do grupo Nós do Morro. Rio de Janeiro.

2000 curta palmares

O Caminho do Alferes Tiradentes

Direção José Carlos Asbeg

Adaptação do livro de mesmo título, do historiador Ivan Alves Filho. A série percorre 16 cidades do interior de Minas Gerais e mais a cidade do Rio de Janeiro, mapeando a Inconfidência Mineira com o olhar de um viajante do século XXI: a música, a culinária, a religiosidade, o artesanato, os ofícios tradicionais, as festas, a arquitetura barroca, o jeito mineiro de ser, como legados do século XVIII, o Ciclo do Ouro, destacando homens e mulheres que sofreram pesadas sentenças por sonharem com a Independência do Brasil.

projeto série palmares

A Construção da Igualdade

Direção José Carlos Asbeg

A história dos negros no Brasil: da violência da escravidão às políticas de inclusão social.

2006 média palmares

A Construção do Som

Direção José Carlos Asbeg

16mm. O trabalho do sonoplasta Geraldo José na sonorização de alguns dos principais filmes do Cinema Novo, com destaque para a trilha de Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos.

1978 curta palmares

Cultura Negra

Direção José Carlos Asbeg

As profundas influências da cultura negra nos mais variados aspectos da vida brasileira.

2007 média palmares

Depois do Vendaval

Direção Luiz Arnaldo Campos e José Carlos Asbeg

Inventário político-amoroso dos anos 1978-1980, período marcante da História recente do Brasil, quando irromperam no cenário nacional uma série de manifestações: as greves operárias do ABC paulista, a campanha pela anistia aos presos políticos, a refundação da UNE. Fatos que mudaram radicalmente o país e marcaram o início da democratização do Brasil; Rio de Janeiro, em produção.

2018 série palmares

Enter

Direção José Carlos Asbeg

Espetáculo da coreógrafa Carmen Luz para a Cia. Étnica de Dança e Teatro com jovens bailarinos da comunidade do morro do Andaraí, Rio de Janeiro. O espetáculo é uma visão poética e crítica das populações negras marginalizadas nas grandes metrópoles do Brasil. O filme é uma adaptação cinematográfica da obra cênica.

2004 média palmares

Escravidão

Direção José Carlos Asbeg

Documentário sobre o processo de escravidão de homens e mulheres miseráveis na Amazônia brasileira. A devastação das florestas no sul do estado do Pará, as condições subumanas a que são submetidos os trabalhadores e o trabalho voluntário e heróico dos inspetores do Ministério do Trabalho, que lutam para acabar com essa vergonha nacional.

2003 curta palmares

Exílios

Direção José Carlos Asbeg

Trata do exílio da alma dos que resolveram fazer a luta armada e enfrentaram a ditadura. Como era a vida na clandestinidade, na prisão e no desterro, que muitos passaram em outros países.

2009 projeto longa palmares

Heróis da Resistência

Direção José Carlos Asbeg

Documentário sobre a marcha de 1100 homens, mulheres e crianças sem terra, do Rio de Janeiro a Brasília em protesto pelas mortes no campo e pela falta de ação dos governos brasileiros em promover a reforma agrária no país.

1999 média palmares

Lá Dentro, Lá Fora

Direção José Carlos Asbeg

Rio de Janeiro. A greve de fome dos presos políticos do presídio da Frei Caneca. Prêmio melhor filme Festival de Cinema de Niterói em 1982, categoria 35mm.

1978 curta palmares

Líbano Brasil

Direção José Carlos Asbeg

A saga dos libaneses que emigraram para o Brasil desde a segunda metade do século XIX e aqui construíram vida nova e adotaram definitivamente a nova terra como sua pátria. Hoje formam o maior país libanês fora do Líbano.

projeto série palmares

O Melhor Ataque Do Mundo

Direção José Carlos Asbeg

projeto palmares

O Meu Céu é o Ceará

Direção José Carlos Asbeg

Documentário sobre a história da colonização do estado do Ceará, no nordeste brasileiro. Estado pobre e desértico, foi ocupado graças à ação de comerciantes que mascateavam produtos primários e industrializados pelo interior do estado e que criaram cidades onde a vida parecia impossível de acontecer.

2001 média palmares

Mister Football

Direção José Carlos Asbeg

A arte do futebol resumida em um único jogador: Valdir Pereira, Didi.O Príncipe Etíope de Rancho, nas palavras de Nelson Rodrigues ou O Senhor Futebol, nas palavras dos jornalistas esportivos da Copa de 1958, quando foi escolhido o melhor jogador do mundo.

projeto longa palmares

Natureza Morta

Direção José Carlos Asbeg

16mm. Londres. Estudantes conversam sobre o desaparecimento de um amigo. Prêmio melhor filme entre estudantes de cinema, 1977.

1977 curta palmares

Palmares Coração Brasileiro Alma Africana

Direção Luiz Arnaldo Campos e José Carlos Asbeg

A série é um trabalho de recuperação historiográfica do papel que desempenhou o Quilombo dos Palmares durante o período colonial brasileiro. Instalado na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, o quilombo foi, entre aqueles que surgiram no início do século XVI, o mais combatido (cerca de 45 expedições punitivas para desalojá-lo). Também aquele que mais durou, cerca de 100 anos, tornando-se grave questão de estado para o império português. Palmares tem importância simbólica para a comunidade afrobrasileira, que o tem como referência permanente de sua luta contra o racismo e a desigualdade social.

2018 série palmares

Paulo Abel

Direção José Carlos Asbeg

Longa metragem sobre o cantor lírico cearense Paulo Abel, uma das vozes mais raras do século XX e criador da ópera, jamais encenada, de mesmo título do filme.

projeto longa palmares

Personagens do Pós - Abolição

Direção José Carlos Asbeg

Apesar das grandes contribuições para a história republicana do Brasil, hímens e mulheres negras que tiveram suas vidas e trajetórias silenciadas ou esquecidas: o marinheiro João Candido, o médico Juliano Moreira, o deputado Monteiro Lopes, o artista Eduardo das Neves, o maestro Paulo Silva, a jornalista Maria de Lourdes Vale, e as educadoras Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira.

projeto série palmares

Rio Internacional Cello Encounter

Direção José Carlos Asbeg

Registro do maior Free Festival Musical brasileiro. Presença dos maiores cellistas e violinista de todo o mundo. A integração do festival com as comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro e os efeitos sociais da música para crianças e jovens carentes.

2005 curta palmares

Sob o Céu de Goiânia

Direção José Carlos Asbeg

Na II Assembléia dos Lutadores e das Lutadoras do Povo Brasileiro, representantes de todo o país discutem os rumos do movimento social no governo Lula.

2005 média palmares

Todos Os Dias De Nossas Vidas

Direção José Carlos Asbeg.

Oito casais que completaram mais de 50 anos de matrimônio. Como é percorrer a vida com um/a único/a companheiro/a. Filme editado, mas ainda não finalizado, em captação de recursos.

2019/2020 projeto longa palmares